Google Perfil de Empresas
O Google Meu Negócio mudou de nome para Google Perfil da Empresa em 2022. Esta mudança faz parte de uma série de atualizações e aperfeiçoamentos que o Google vem fazendo em suas ferramentas com o passar do tempo. A ferramenta, que existe há cerca de 15 anos, continua a permitir o cadastro gratuito de empresas no Google.
Funcionalidades do Google Perfil de Empresas
O Google Perfil de Empresas, anteriormente conhecido como Google Meu Negócio, oferece várias funcionalidades para ajudar as empresas a se destacarem e interagirem com seus clientes. Aqui estão algumas das principais funcionalidades:
- Informações da empresa: Você pode adicionar informações como horário de funcionamento, fotos, postagens e muito mais para controlar como seu negócio aparece na Busca Google e no Maps.
- Interatividade com os clientes: A ferramenta permite que você mantenha os clientes informados com postagens, ofertas, mensagens diretas e muito mais.
- Serviços e cardápios: Seja sua empresa um restaurante, loja ou provedor de serviços, o perfil ajuda os clientes a fecharem negócio com você de forma fácil e direta, oferecendo cardápio, orçamentos e muito mais.
- Pedidos de comida e reservas: Você pode receber pedidos para entrega e retirada e permitir que os clientes façam reservas. Você também pode adicionar o cardápio para que as pessoas conheçam seus melhores pratos.
- Divulgação de serviços: Você pode mostrar uma lista de serviços que sua empresa oferece e disponibilizar pedidos de orçamento online para que os clientes tenham todas as informações necessárias para escolher você.
- Insights sobre a empresa: Descubra quais palavras-chave as pessoas usam para encontrar você e confira insights sobre ligações recebidas, avaliações, reservas, entre outras métricas, para entender como os clientes interagem com sua empresa.
Essas funcionalidades são projetadas para ajudar as empresas a se destacarem, atrair novos clientes e obter insights valiosos sobre como os clientes interagem com sua empresa. As funcionalidades variam de acordo com ramo de atuação.
Otimização SEO para Google Perfil de Empresas
Técnicas SEO
Existem várias técnicas de SEO que podem ser aplicadas ao Google Perfil de Empresas para melhorar a visibilidade e o engajamento. Aqui estão algumas delas:
- Categoria da Empresa: Selecionar a categoria exata ou mais próxima possível do seu tipo de negócio é muito importante. Caso não encontre a categoria exata selecione a mais próxima. Você poderá inserir categorias adicionais ao perfil da sua empresa.
- Área de Cobertura: Definir a Área de Cobertura, cidade local, cidades vizinhas que você atente, é muito importante para que seus produtos e serviços possam ser listados nas pesquisas que forem realizadas nas cidades cadastradas.
- Produtos ou Serviços: Tanto cadastrando produtos ou cadastrando serviços, procure estabelecer uma relação entre o nome do produto ou serviço com palavras-chave relevantes (pesquise o volume de pesquisas no Planejador de Palavras-chave do Google), assim você conseguirá melhor exposição dos mesmos nas pesquisas e no mapa.
- Segmentação de palavras-chave de cauda longa: Palavras-chave de cauda longa são mais específicas e geralmente têm uma intenção de busca mais alta. Elas podem ser muito úteis para atrair usuários que estão procurando exatamente o que sua empresa oferece. Exemplos: “Polimento de Faróis à Domicílio em Blumenau, SC”, “Disk Pizza Centro Blumenau, SC”, ambas as palavras-chave.
Palavras-Chave de Cauda Longa
Exemplo de Produto com Palavra-chave de cauda longa: Água Mineral 20 litros Entrega à Domicílio Centro Blumenau SC
Exemplo de Serviço com Palavra-chave de cauda longa: Polimento de Faróis à Domicílio em Blumenau, SC”
Exemplos de Palavras-chave de Cauda Curta:
Água Mineral em Blumenau
Polimento de Faróis em Blumenau
Planejador de Palavras-Chave
Não entraremos em muitos detalhes sobre a utilização do ads.google.com neste momento, mas iremos direto ao ponto em que você poderá utilizar a ferramenta para pesquisar as palavras-chave que deseja implementar em seu Google Perfil Empresas, ou então em seu site. Basta seguir a lista à seguir.
- Acesse o Planejador de Palavras-Chave do Google clicando nesse link, e ele será aberto em uma nova aba de seu navegador.
- Caso não tenha uma conta no google você poderá criar uma facilmente seguindo os passos na janela que abriu em seu navegador.
- Clique em Começar Agora, e uma nova janela se abrirá, mostrando algumas opções à esquerda, porém a tela é diferente da tela que mostramos anteriormente.
- Para chegar na tela apresentada acima, é simples, mova o mouse para cima da opção Ferramentas no menu à esquerda.
- No menu que abriu a Direita da opção Ferramentas, Mova o mouse para cima da primeira opção no topo do menu, que é Planejamento.
- Clique na opção Planejamento, e um submenu abrirá abaixo dela.
- Clique na opção Planejador de Palavras-chaves, e você terá uma tela igual ou muito parecida com a apresentada anteriormente.
- Para pesquisar palavras-chave, você irá clicar na opção Descobrir novas palavras-chaves.
- Na nova janela você poderá digitar a palavra-chave que deseja verificar o volume de pesquisas, e também poderá selecionar a região que por padrão está Brasil
- Clicando sobre Brasil você poderá definir uma cidade, estado, país, para verificar o volume médio de pesquisas da palavra-chave na nova região.
Boas Práticas de SEO para Melhores Resultados
Citaremos à seguir uma lista das principais Boas Práticas de SEO Aplicáveis ao seu Google Perfil de Empresas, aplicando essas boas práticas suas chances de maior visibilidade e alcance de novos usuários aumentam exponencialmente, por isso são muito importantes que sejam aplicadas no seu perfil.
- Título: Use o nome completo e oficial da sua empresa, sem abreviações, no Perfil e no Site, caso tenha.
- Área de Cobertura: Verifique se seu endereço está correto, e as Áreas de Cobertura estão definidas corretamente. O Google e outros buscadores se baseiam nessas informações para listarem sua empresa assim que um usuário realizar uma pesquisa. Mantenha sempre atualizada.
- Categorias e atributos: Um perfil de empresa no google pode ter mais de uma categoria, quando o serviço ou produto soluciona mais de um problema ou a marca oferece múltiplas soluções. É possível adicionar até 10 variedades que façam sentido com o ramo de atuação, produto ou serviço oferecido.
- URL: Adicione a URL do site da empresa na ficha do Google Perfil de Empresas. É extremamente importante que você tenha um site para o seu negócio, pois nele poderão ser utilizadas muitas outras técnicas de SEO (Otimização para Motores de Buscas), nele não há limites de palavras-chave que você pode utilizar. Um site bem elaborado por uma Agência de SEO e Criação de Sites, ou desenvolvido por você e com Técnicas SEO Eficientes e Planejadas, podem aumentar e muito as oportunidades de negócios.
- Descrição de serviço ou produto: Seja bem específico, colocando valores e condições de compra, descreva os itens de forma clara, objetiva.
- Palavras-chave de cauda longa: Palavras-chave de cauda longa são mais longas e mais específicas do que as comuns. Elas geralmente têm um volume de busca menor do que as palavras-chave mais curtas, mas podem ser muito úteis. Utilize-as em seus produtos ou serviços se for o caso em ambos.
- Atualizações do Google Perfil de Empresas: Procure atualizar sempre que possível seu Google Perfil de Empresas, mantendo atualizadas as informações da empresa, produtos, serviços, fotos externas, internas, e demais informações.
- Avaliações: Sempre solicite avaliações com comentários para seus clientes, Além de estrelas, é muito importante que o cliente faça um comentário sobre a experiência, e satisfação com seu atendimento, produto, ou serviço, entre 3 e 4 linhas seria ideal. As Avaliações com comentários são importantes para o google e outros mecanismos de buscas, na hora de recomendar uma empresa. Quanto mais avaliações positivas, maiores são as chances.
- Responda Avaliações Positivas: Sempre verifique seu Perfil, e recebendo uma avaliação, responda-a usando suas palavras, da melhor forma possível. Isso também é interessante para o google, pois ele percebe que você dá atenção e valoriza seus clientes.
- Responda Avaliações Negativas: Se as Boas Avaliações você precisa responder, as Negativas, tem uma prioridade imensa em serem respondidas, com educação, você precisará de uma estratégia ao tratar da resposta, mas sempre responda esse tipo de avaliação com prioridade total. As Avaliações Positivas melhoram seu alcance e visibilidade, as negativas comprometem os resultados.
- Contatos: Todos os meios de contatos cadastrados no seu perfil, é recomendável que constem em seu site (caso tenha), o Google gosta dessa prática. No site você poderá ter muitos outros meios de contato adicionais, que os contatos cadastrados no Perfil.
- Identidade Visual: Defina um padrão para sua Identidade Visual. Como sua empresa é vista e reconhecida no mundo real com relação a identidade visual? Publicações, Postagens em Redes Sociais, Blog, Padrão de Cores, Logomarca? São detalhes, mas tem sua importância nesse escopo de boas práticas SEO para o Google Perfil de Empresas.
Sobre a Agência de SEO seuseo.com.br
Somos uma Agência de Marketing Especializada em SEO em Blumenau, SC (Otimização para Motores de Buscas), Nosso foco é Aumentar o Tráfego Orgânico para seu Negócio (Google Perfil de Empresas e Site), Alcançar e Manter as melhores Posições nas Pesquisas dos principais buscadores como Google, Bing, Yahoo, entre Outros. Com a nossa consultoria SEO seu negócio ganha destaque, visibilidade e acessos, e Novas Oportunidades de Negócios. Por ser tráfego orgânico, você não são necessários investimentos em campanhas para isso.
Avaliação SEO Google e Site
Utilize qualquer meio de contato no site e solicite uma Avaliação SEO Completa e Totalmente Gratuita! Você receberá gratuitamente essa avaliação, e nela encontrará vários pontos positivos e negativos tanto do google perfil de empresas, como do site do seu negócio. Com ela ficará mais fácil corrigir ou implementar o SEO no seu Perfil e Site.
Agradecimentos pela Leitura
Agradecemos por sua leitura. Nossos conteúdos são inteiramente gratuitos, e nossos artigos do blog são criados com a finalidade de auxiliar as pessoas a obterem melhores resultados na internet através do SEO Otimização para Motores de Buscas aplicáveis ao Google Perfil de Empresas, e em Sites. Muito Obrigado, e se gostou do Conteúdo, Você pode compartilhar na sua rede social preferida, utilizando os botões abaixo.