Palavras Chave:
As palavras-chave são um dos fatores mais importantes de SEO. Elas são os termos que os usuários usam para pesquisar informações na internet. Ao escolher as palavras-chave certas, você pode garantir que seu site seja encontrado por pessoas que estão interessadas no seu conteúdo.
Neste artigo, vamos abordar a importância das palavras-chave do ponto de vista SEO (Otimização para Motores de Buscas), e dar algumas dicas para escolher as palavras-chave certas.
Importância das Palavras Chave
As palavras-chave são importantes para o SEO porque elas ajudam os mecanismos de busca a entender o conteúdo do seu site. Quando você usa as palavras-chave certas no seu conteúdo, os mecanismos de busca podem entender melhor o que seu site é sobre e, portanto, podem classificá-lo mais alto nos resultados de pesquisa.
Além disso, as palavras-chave também são importantes para os usuários. Elas ajudam os usuários a encontrar as informações que estão procurando. Quando os usuários pesquisam por uma palavra-chave, eles querem encontrar resultados que sejam relevantes para a sua consulta. Ao usar as palavras-chave certas no seu conteúdo, você pode garantir que seu site seja exibido nos resultados de pesquisa relevantes.
Dicas para escolher Palavras Chave
Ao escolher palavras chave, você deve considerar os seguintes fatores:
Volume de pesquisas
O volume de pesquisas é o número de vezes que uma palavra-chave é pesquisada nos mecanismos de busca em um determinado período de tempo. Você deseja escolher palavras-chave com um volume de pesquisas suficiente para gerar tráfego, mas não tão alto que seja difícil competir por elas.
Concorrência
A concorrência é o número de outros sites que estão segmentando a mesma palavra-chave. Você deseja escolher palavras-chave com uma concorrência razoável, pois isso tornará mais fácil para você classificar-se nos resultados de pesquisa.
Intenção de Pesquisa
A intenção de pesquisa é o que o usuário está procurando quando pesquisa por uma palavra-chave. Você deseja escolher palavras-chave com uma intenção de pesquisa relevante para o seu conteúdo. Por exemplo, se você vende sapatos, você não deseja segmentar a palavra-chave “como fazer sapatos”.
Dicas específicas para escolher Palavras Chave
Monte sua Estratégia, Utilize Ferramentas Gratuitas ou Não:
Use o Planejador de Palavras Chave do Google
O Planejador de Palavras chave do Google é uma ferramenta gratuita que você pode usar para pesquisar palavras-chave e obter informações sobre o volume de pesquisas, a concorrência e a intenção de pesquisa.
Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave
Existem várias ferramentas de pesquisa de palavras-chave disponíveis no mercado que podem ajudá-lo a encontrar palavras-chave relevantes e com baixa concorrência.
Analise seus Concorrentes
Analise os sites de seus concorrentes para ver quais palavras-chave eles estão segmentando. Isso pode ajudá-lo a encontrar oportunidades para segmentar palavras-chave que seus concorrentes não estão.
Conclusão:
As palavras chave são um componente essencial de qualquer estratégia de SEO (Otimização para Motores de Buscas). Ao escolher as palavras-chave certas, você pode aumentar as chances de seu site ser encontrado por usuários que estão interessados no seu conteúdo. Dependendo do tamanho de seu negócio, ou site, e principalmente o tempo que você tem disponível para fazer, e manter essa Otimização, talvez seja necessária a contratação de uma Consultoria de uma Agência de SEO – Otimização para Motores de Buscas, onde essa Otimização e Várias Outras ficariam por conta da Agência, e você livre para assuntos importantes do dia à dia.
Planejador de Palavras Chave do Google:
Sobre o Planejador:
O Planejador de palavras chave do Google, também conhecido como Keyword Planner, é uma ferramenta gratuita oferecida dentro do Google Ads. Ele serve para:
- Descobrir novas palavras-chave: Ajuda a encontrar termos utilizados em pesquisas (palavras-chave) mais relevantes para sua empresa.
- Criar um plano de palavras-chave: Permite criar seu plano pesquisando novos termos utilizados em pesquisas.
- Entender a previsão das suas palavras-chave: Mostra estimativas de conversões, cliques ou impressões você receba para as palavras-chave com base nos seus gastos.
- Criar uma campanha com base no plano: Você pode Implementar o plano com a criação de uma campanha.
Além disso, ele permite conhecer o número de pesquisas de uma palavra-chave (volume), fazer a importação da lista de palavras-chave para uma planilha, obter temas e subtemas para utilizar no seu blog, fazer pesquisas por localização geográfica, dar uma estimativa de lance e assim você consegue determinar seu orçamento para PPC (pay per click), e mostra a concorrência da palavra-chave. É uma ferramenta extremamente muito útil para otimizar o conteúdo do seu site com os termos mais relevantes, definir priorização de conteúdos e estratégia de Arquitetura de conteúdo (Landing Pages vs Blog).
Acessar o Planejador:
Pesquisando no seu navegador por “Planejador de palavras chave”, ou clicando em Abrir Planejador de Palavras Chave do Google, você acessará o Planejador e será aberta uma janela como a imagem anterior.
Caso não esteja logado com sua conta google, você poderá clicar em Saiba mais, e seguir os passos para criar uma conta ou então fazer o login na sua conta google. Após isso terá acesso ao Planejador.
Entendendo o Básico do Planejador de Palavras Chave:
À seguir iremos iniciar a utilização do Planejador de Palavras Chave do Google, para Isso usaremos como exemplo uma empresa Fictícia na Cidade de Blumenau, Santa Catarina, com as Informações abaixo
Nome da Empresa | Arte em Couros |
Produto 1 | Sapatos Masculino em Couro Legítimo |
Produto 2 | Cintos Masculino em Couro Legítimo |
Produto 3 | Jaquetas Masculina em Couro Legítimo |
Serviço 1 | Consertos de Sapatos Masculinos |
Serviço 2 | Customização de Artigos em Couro |
Serviço 3 | Hidratação de Jaquetas em Couro |
Ideia de Palavra-Chave para o Item |
sapato masculino em couro legitimo |
cinto masculino em couro legítimo |
jaqueta masculina em couro legítimo |
consertos de sapatos masculino |
customização de artigos em couro |
hidratação de jaquetas em couro |
No caso da Arte em Couros, a ideia é encontrar as palavras chave mais interessantes para que o site da empresa seja facilmente encontrado quando alguém pesquisar no google, ou outro buscador alguma das palavras-chave que pesquisaremos a seguir.
Pesquisando Palavras-Chave no Planejador do Google
- Abra o Planejador de Palavras Chave do Google ou clique nesse link para abri-lo em uma nova aba do seu navegador, você verá uma tela basicamente igual a anterior.
- Clique em Descobrir novas palavras-chave, e você verá uma janela similar ou igual a imagem à seguir.
Opções do Planejador de Palavras Chave do Google
- Começar com palavras-chave: Esta opção aparece selecionada por padrão, e a utilizaremos para pesquisar as palavras-chave relacionadas ao nosso exemplo.
- Começar com um site: Não utilizaremos essa opção no momento, pois seria necessário inserir a URL do site da Loja para que o Planejador realize uma leitura do site, e então automaticamente detectasse as palavras-chave contidas no site, para realizar a pesquisa na sequência.
- Insira produtos ou serviços diretamente relacionados à sua empresa: Aqui iremos inserir as palavras-chave que estão na tabela da direita acima. Nesse caso, copie a primeira palavra-chave que iremos pesquisar que é “sapato masculino em couro legitimo”, (sem as aspas) e cole-a nesse espaço. Ao colar a primeira palavra-chave, tecle “ENTER”, e cole a segunda, repetindo o “ENTER” e assim sucessivamente, cole todas as palavras, chave.
- Português (padrão) Brasil: Clique em Brasil, na janela que aparece em seguida, digite Blumenau, e veja que aparece em sequência “Santa Catarina”, selecione a linha, para que fique selecionada a cidade de Blumenau, Santa Catarina. Exclua o Brasil: Vamos Pesquisar as palavras-chave para a cidade de Blumenau, já que é uma loja, com posicionamento local. Clique em Salvar: De Volva a janela “Descobrir novas palavras-chave”.
- Insira um site para filtrar palavras-chave não relacionadas: Faz exatamente o contrário do descrito no item B, inserindo um site que tenha palavras-chave, esse item irá remover essas palavras-chave da nossa pesquisa. Nesse caso não iremos utilizar essa opção.
- Ver Resultados: Clique nesse botão depois de ter colado todas as palavras-chave conforme o item C. Você verá uma tela similar ou idêntica à imagem abaixo.
Visualizando resultados da pesquisa
Note que na Pesquisa acima, os resultados estão definidos para serem exibidos do maior volume de pesquisas mensais para o menor. Para isso basta você clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o Título da Coluna Média de pesquisas mensais. Cada Clique nesse título, inverte a ordem de apresentação.
Descrição dos Principais Itens:
- Mostra numa Área com fundo cinza claro, as palavras-chave que inserimos. Blumenau, Santa Catarina, Brasil, Cidade Relacionada a Pesquisa. Idioma Português. A Fonte dos Dados, no caso do exemplo é o Google, e a Data da realização da Pesquisa.
- Ampliar sua pesquisa: São exibidas sugestões de palavras-chave similares e relacionadas as palavras-chave pesquisadas, e clicando nelas você pode adicioná-las a sua pesquisa. O que não é o caso do nosso exemplo, que estamos seguindo.
- Adicionar Filtro: Você pode customizar essa pesquisa adicionando filtros à ela. 236 ideias de palavras-chave disponíveis, são apresentadas logo abaixo. Colunas para personalização da exibição. e Visualização da Palavra-Chave, ou Agrupamento.
- Colunas: Você pode clicar no título da coluna e ordená-la de forma alfabética, ou inversa, ordem crescente ou decrescente, cada coluna respectivamente.
Note que essa janela possui várias opções de customização de exibição das informações relacionadas à pesquisa que acabamos de fazer no Planejador de Palavras-Chave do Google. Uma opção muito interessante do planejador, é que ele permite que você faça o download das palavras-chave para uma planilha por exemplo.
O que viria à seguir?
Com base na pesquisa que realizamos, sabendo o volume de pesquisas mensais para cada palavra-chave que pesquisamos, nosso próximo passo seria utilizar cada uma dessas palavras-chave dentro das páginas do site, na página de cada produto, ou na página de produtos, por exemplo. A mesma coisa seria feita com as palavras-chave relacionadas aos serviços. Essa é apenas uma das funções que desempenhamos durante a rotina de Otimização para Motores de Buscas.
Considerações:
Esse foi apenas um exemplo básico para realizar uma pesquisa simples de palavras-chave para um negócio local, Na Agência de SEO – seuseo.com.br – Otimização para Motores de Buscas, utilizamos o Planejador de Palavras-Chave do Google Diariamente, pois é uma ferramenta bastante poderosa no que se refere a sua funcionalidade de pesquisar palavras-chave, bem como as inúmeras opções que ela oferece para customização dos resultados. Além do Planejador do Google, você poderá encontrar diversas ferramentas com recursos muito interessantes, como SE Ranking, SemRush, Ahrefs, entre outras ferramentas pagas. Algumas delas oferecem alguns recursos interessantes, em suas versões grátis, porém há certas limitações.
Agradecimentos:
Agradecemos imensamente por sua visita e sua leitura, e gostaríamos que você soubesse disso. Sua opinião é muito importante para nossa Agência de SEO. Caso tenha gostado do conteúdo e acredite que pessoas em suas redes sociais tenham interesse por esse assunto, você poderá compartilhá-lo através das opções no final deste artigo. Obrigado!